Projetos de Automação Predial / BMS

Atualmente o termo automação é amplamente utilizado para designar processos de controle integrados de vários sistemas. Pode-se dizer que existem diversos tipos de automação dependendo da aplicação, tais como: automação de processos industriais, automação de sistema de segurança patrimonial (alarmes de intrusão, sistema de CFTV e controle de acesso), automação do sistema de alarme de incêndio, automação predial (BMS), entre outros.

O projeto de automação predial ou sistema de gestão predial (BMS – Building Management System) visa criar os meios para implementação de um sistema de supervisão (monitoramento) e controle de toda a parte elétrica e mecânica de um prédio, tais como supervisão e/ou controle de iluminação, exaustão, ventilação, ar-condicionado, elevadores, sistemas hidráulicos (medição de nível de reservatórios, consumo de água, controle de bombas), sistemas de aquecimento de água, medições de grandezas elétricas e mecânicas, entre outros.

Inicialmente é necessária uma análise holística sobre as instalações que serão implementados no prédio, a forma como será realizada a gestão de manutenção e por fim como se dará a utilização geral do prédio.

Em projetos onde há necessidade de certificações como Leed, selo Procel, etc. os sistemas de supervisão dão suporte à realização das leituras e armazenamento de dados para realização das métricas de avaliação do empreendimento como um todo. Nesta etapa, há necessidade de interface com os diversos projetistas das instalações do empreendimento (elétrica, hidráulica, climatização, processos, etc.), procurando sinalizar as necessidades de informações de entrada e saída de cada equipamento que irá compor os sistemas de instalações, garantindo assim que estas disciplinas prevejam em seus projetos as esperas necessárias para a integração com o projeto de automação predial. A partir deste ponto é será gerada uma lista de entradas e saídas (I/O) bem como definição de protocolos de comunicação (Modbus, Bacnet, KNX, DALI, etc.) e dispositivos remotos de conexão de entrada e saída para realizar a leitura e/ou controle dos dispositivos das instalações, montando assim a arquitetura do sistema de automação predial (hardware) e definindo o sistema de supervisão e controle (software) que fará a interface com o usuário das instalações.

Os projetos podem ser elaborados em plataformas em duas dimensões (2D) através de software CAD ou em três dimensões (3D) através de software BIM.

– Projetos de Automação de Iluminação (Dali, Knx, Etc.);
– Projetos de Automação Elétrica;
– Projetos de Automação para Medição de Grandezas Elétricas;
– Projetos de Automação para Medição de Água;
– Projetos de Automação para Medição de Gás;
– Elaboração de Planilha de Entradas e Saídas (I/Os) para Automação Predial e Industrial;
– Projeto da Arquitetura de Automação Bms (Building Managment System);

Trabalhos Realizados